Baterias para sistemas fotovoltaicos

Baterias para sistemas fotovoltaicos

Para os sistemas fotovoltaicos é comum o uso de um conjunto de beterias associadas em série, ou em paralelo para armazenar a energia gerada durante as horas de radiação, para posterior utilização em tempos de pouca ou nenhuma luz solar.  Note-se que a confiabilidade da eletrificação geral da planta depende muito do sistema de construção, sendo, assim, um elemento que deve ser dada a importância que merece.

Para utilizar em instalações de eletrificação fotovoltaicas, você deve saber o seguinte:

Capacidade: A quantidade de eletricidade que pode ser obtido através da descarga total de uma bateria totalmente carregada inicialmente. A capacidade de uma bateria é medida em ampères-hora (Ah), para um dado tempo de descarga, ou seja, bateria 130Ah é capaz de fornecer 130A em uma hora ou 13A em 10 horas. Para baterias fotovoltaicas tempos de descarga e de costume referir-se a 100 horas. Também como para os módulos solares pode ser definido de tensão de circuito aberto e da tensão de carga. A bateria tem uma tensão nominal geralmente de 2, 6, 12, 24 V, embora sempre variar para diferentes processos de operação. É importante que a tensão de carga, que é a tensão necessária para vencer a resistência da bateria a ser carregada.
Carga Eficiência: Qual é a relação entre a energia usada para carregar a bateria e a energia real armazenada. Uma eficiência de 100% significa que toda a energia usada para a carga pode ser substituída para posterior descarga. Se a eficiência de carga é baixa, você precisa adquirir um maior número de painéis para as mesmas aplicações.
– Auto-descarga: O processo pelo qual o acumulador, sem estar em uso, tende a baixar.
– Profundidade de descarga: Chama-se a profundidade de descarga valor em porcentagem da energia que tenha sido removido a partir de uma bateria completamente carregada em uma descarga. Como exemplo, se temos uma bateria de 100 Ah e enviar uma descarga 20Ah, isso representa uma profundidade de descarga de 20%.

A partir da profundidade de descarga que pode encontrar descargas profundas superfície (inferior a 20%) ou (até 80%). Ambos podem se relacionar com os ciclos diários e anuais. Deve-se ressaltar que a rasa a carga / descarga, maior a duração do acumulador. Também é importante saber que, para a maioria dos tipos de baterias, uma bateria que é totalmente descarregada, pode ser severamente danificada e perde muito de sua capacidade.

Todos estes parâmetros característicos das baterias irão variar consideravelmente com as condições ambientais, tais como nos módulos fotovoltaicos.

Em diferentes estádios de desenvolvimento diferentes tipos de baterias, algumas das quais são:

– Ácido de chumbo (Pb-ácido)

– De níquel-cádmio (Ni-Cd)

– Níquel-zinco (Ni-Zn)

– Cloro-Zn (Zn-Cl 2)

De todas as baterias de mais de 90% do mercado de baterias de chumbo-ácido, em geral, desde que a manutenção pode ser realizada, são mais adequados para sistemas de geração fotovoltaicos. Dentro do chumbo-ácido são o chumbo-cálcio (Pb-Ca) e chumbo-antimônio (Pb-Sb). O primeiro tem a seu favor a auto-descarga mais baixos e uma manutenção mais limitada, enquanto os de Pb-Sb e tubular aberto deteriorar-se menos com a sucessão de ciclos e tem melhores propriedades para baixos níveis de carga. Este segundo tipo de baterias pode apoiar grandes descargas e ter sempre em conta as condições de utilização, uma vida média de dez a quinze anos.

Para a sua implementação a nível comercial também tem algumas baterias de níquel-cádmio importante, que, entre outras vantagens sobre os de chumbo-ácido têm o potencial para ser usado sem elemento regulador, a capacidade de permanecer por muito tempo com baixo estado de carga, o a estabilidade da tensão de alimentação e manutenção espaçamento mais tempo. No entanto, seu custo e sua baixa capacidade quadruplicam para reduzir a frequência de descarga, desestimula o seu uso em grande parte de aplicações fotovoltaicas.

Estas baterias podem ser na forma apertada, conhecido como livre ou nenhuma manutenção, o que é benéfico para algumas aplicações. No entanto, têm uma duração muito limitada para abrir acumuladores, os acumuladores selado não existem no mercado de alta capacidade e são mais caros do que aberto.

As outras baterias não se recomendam o seu uso em sistemas fotovoltaicos.

É em relação a bateria o seguinte deve ser considerado:

– Instale as baterias em áreas ventiladas, evitando chamas perto delas.

Ajuste o nível do eletrólito para a altura recomendada pelo fabricante, sempre utilizando água destilada, nunca a água da torneira e tendo especial cuidado para não tocar ou derramar.

– Depois de ligar os terminais da bateria devem ser passados com os dedos vaselina.

– Não utilize as baterias, ou conjunto de baterias do sistema fotovoltaico para arrancar veículos.

– Não deve ser usado em conjunto de diferentes tipos de baterias quando eles não estão prontos.

– Para evitar possíveis choques elétricos polaridade deve ser respeitada, as ferramentas devem ser adequadamente protegidas e baterias ou terminais devem ser cobertos para evitar curto-circuitos acidentais por queda de objetos.

– As baterias devem ser colocadas acima do nível do solo.

Baterias para sistemas fotovoltaicosBaterias para sistemas fotovoltaicos

bat-07 - Baterias para sistemas fotovoltaicos

Baterias para sistemas fotovoltaicos

bat-05 - Baterias para sistemas fotovoltaicos
bat-04 - Baterias para sistemas fotovoltaicos

bat-06 - Baterias para sistemas fotovoltaicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leave a Comment